Acervo da CAIN
Com base nas demandas sociais e nos documentos legais, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, criou o Núcleo de Educação Inclusiva, que posteriormente veio a se vincular com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, se tornando a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (CAIN).Esse espaço é voltado para promoção de ações de acessibilidade e inclusão de pessoas público-alvo da educação especial. A Coordenadoria tem em sua composição espaços de acessibilidade que são destinados à utilização de tecnologia assistiva, à produção de materiais didáticos acessíveis e à capacitação de pessoas.
A sede da CAIN, assim como as demais salas de acessibilidade, abriga equipamentos de informática e tecnologias assistivas para utilização de alunos e servidores com deficiência. A CAIN conta com microcomputador, notebooks com leitores de telas, como o JAWS, NVDA e sistema Dosvox, que possibilitam o acesso de alunos cegos ou com baixa visão ao ambiente Windows e à internet. Além disso, esses leitores possibilitam a realização de atividades acadêmicas básicas como a leitura e escrita de textos, pesquisas na Web, comunicação por e-mail e outras tarefas diversas.
Para digitalização de livros e textos em geral, a CAIN utiliza impressoras e scanners com alta resolução, possibilitando que os materiais sejam produzidos com qualidade. Outro recurso acessível aos estudantes e servidores acompanhados pela CAIN é o VictorReader, que armazena e lê livros eletrônicos.
Para alunos e servidores cegos que desejem textos e figuras simples impressas em Braille, produção de mapas e gráficos táteis, a CAIN conta com impressoras Braille, da Viewplus, modelo Tiger Max.
Tendo em vista a economia de papel e de espaço e reforçando a importância da leitura do Braille, foram adquiridas duas linha Braille, para leitura simultânea de todos os caracteres mostrados no monitor convencional.
Além destes equipamentos, contamos com lupas eletrônicas e lupas manuais, que auxiliam a leitura de textos por pessoas com baixa visão. Há, também, leitores autônomos como Poet Compact e Sara Ce, ideal para a leitura praticamente instantânea e em áudio, de periódicos, como jornais e revistas.
Abaixo, segue uma lista de tecnologias presentes nas salas de acessibilidade da UFOP.
Cadeira de rodas elétrica
Cadeira de rodas manual
Computadores
Dicionário de Libras
Fones de ouvido
Impressora Braille
Leitores autônomos
Leitores de tela
Livros e revistas em Braille
Livros em Braille
Livros falados;
Lupas
Lupas eletrônicas
Máquina de datilografia Braille elétrica
Máquina de datilografia Braille manual
Materiais didático-pedagógicos adaptados
Mouse adaptado
Notebooks
Papel próprio para impressão Braille
Programas síntese de voz
Regletes
Teclados ampliados
Vídeo ampliador, entre outros recursos e equipamentos.